Logística Reversa de Eletroeletrônicos
Quantas vezes você já trocou algum equipamento eletrônico por um novo? Seja por um defeito ou por preferir uma versão atualizada, é sabido que o tempo de vida de dispositivos está cada vez mais reduzido. Com isso, ampliamos o volume de lixo eletrônico. Um estudo conduzido pela Global e-Waste Monitor, aponta que todo ano o Brasil produz 1,5 mil toneladas de lixo eletrônico, o que nos confere o título de maior produtor da América Latina deste tipo de resíduo.
Promovendo a destinação ambientalmente adequada deste tipo de resíduo, além de geração de emprego e renda, a Essencis estruturou, em 2018, o galpão de Logística Reversa - um sistema que possibilita que bens de consumo, neste caso, os eletrônicos, sejam convertidos novamente em matéria-prima para a indústria. A UVS Betim valoriza sucata eletrônica, realizando a separação e destinação de seus compostos para extração de metais preciosos e semipreciosos. Como efeito, contribui com a diminuição da necessidade de mineração, visto que estes metais podem ser reutilizados na fabricação de novos produtos.
Cuidar do meio ambiente e buscar tecnologias sustentáveis é um desafio presente no dia a dia da Essencis MG. “A Logística Reversa de resíduos da Essencis MG vai de encontro as prioridades na hierarquia de soluções apontadas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos e tem papel fundamental para a Economia Circular, fortalecendo os pilares ESG e o comprometimento com o meio ambiente e com a sociedade”, aponta Silvio César Junior, diretor da área Comercial e de Novos Negócios.