top of page

UVS Essencis Betim | Unidade Inaugura sua Primeira Termogás

Atualizado: 29 de abr.

A Essencis MG inaugurou, na quarta-feira (24), sua primeira unidade de geração de energia a partir do biogás. Com investimento de cerca de R$ 15 milhões, a tecnologia, instalada em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, é a primeira a operar na cidade.


Para o diretor executivo Alan Pierre de Espíndula Vieira, a iniciativa reforça o compromisso da empresa em atuar em projetos sustentáveis que promovam uma matriz energética cada vez mais verde. “Como uma das alternativas para geração de energia elétrica sustentável, a tecnologia irá gerar energia a partir dos resíduos depositados em nosso aterro sanitário. Desta forma, o biogás, proveniente da decomposição dos resíduos orgânicos, será o combustível utilizado para a geração dessa energia”, enfatiza o diretor. “Esta é primeira unidade da Termogás em nossa regional Minas/Goiás. Em breve, inauguraremos outras duas. Ou seja: esse é apenas um dos passos em nossa contínua jornada da sustentabilidade”, aponta o diretor.


Para o prefeito de Betim, Vittorio Medioli, que esteve presente no evento, a tecnologia deve ser uma tendência do mercado. “É importante captarmos esses gases e transformá-los em energia para não dispersamos na atmosfera. Desejo que essa Termogás seja apenas a primeira de outras que virão”, pontuou o prefeito.


Além de autoridades públicas e os colaboradores da unidade, o evento contou com a participação dos seguintes representantes do Grupo Solví: O CEO, Celso Pedroso; o diretor técnico, Diego Nicoletti; o diretor de engenharia, Anrafel Vargas; o gerente de operações, Danielo Laert; e o coordenador de projetos, Alexandre Barbosa.


Processo de geração de energia


O biogás, liberado a partir da decomposição de resíduos orgânicos de aterros sanitários, será captado e passará por rigorosos processos de controle e monitoramento para se ser captada a maior concentração de gás metano. Em seguida, passará a energia por um processo de combustão controlada para virar energia, e será disposta na rede da distribuidora de energia elétrica para compensação de consumo.


A expectativa é que a Termogás gere energia para cerca de 10 mil pessoas ao mês por meio do sistema de geração distribuída.


Confira fotos do evento:



26 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page